Chip Magnus pode ser o segredo da PS6 ou nova Xbox

Uma nova fuga de informação revelou detalhes do chip Magnus, uma poderosa APU da AMD baseada em Zen 6, que pode equipar a próxima geração de consoles, oferecendo desempenho inédito e potencial de rodar jogos a 120 Hz.


O que esperar da nova geração de consoles?

O mundo dos games pode estar diante de uma das maiores revoluções técnicas da década. Uma fuga de informação divulgada pelo canal Moore’s Law is Dead revelou o suposto chip Magnus — uma APU AMD baseada na futura arquitetura Zen 6 — que pode ser o coração da próxima geração de consoles, seja o PlayStation 6 ou a sucessora da Xbox Series X.

Descubra quando vai sair o PlayStation 6. Já tem previsão de lançamento? Magnus

Os dados vazados mostram um chip impressionante: 11 núcleos, sendo três Zen 6 de alta performance e oito Zen 6C, acompanhados por uma GPU integrada com 80 unidades de computação e um barramento de memória de 384 bits. Para se ter ideia, a Xbox Series X utiliza um barramento de 320 bits, o que já indica o salto técnico planejado para a próxima geração.

Outro dado interessante é a arquitetura do chip. O Magnus possui uma matriz gráfica de 264 mm² conectada a um SoC de 144 mm² via ponte interna. A produção utiliza a avançada tecnologia de 3 nm da TSMC, o que coloca este processador no topo das soluções atuais em semicondutores. Detalhes que sugerem um projeto pensado para consoles premium e não para portáteis ou servidores.

A ligação do Magnus com o ecossistema PlayStation ganhou força devido ao seu design semelhante ao dos projetos de Mark Cerny, criador do hardware da PS4 e PS5. Além disso, o chip foi mencionado em documentos internos da divisão semi-personalizada da AMD, a mesma responsável pelo hardware da PlayStation e Steam Deck. Nomes internos como Mero (Steam Deck) e Jupiter (nova portátil da Sony) reforçam ainda mais essa teoria.

Apresentando o Steam Deck OLED Magnus   Magnus

No entanto, especialistas como Kepler_L2, conhecido leaker do mundo da AMD, apostam que o Magnus pode ser parte do futuro da Xbox. O motivo? O barramento mais robusto e o tamanho do chip indicam um foco em desempenho bruto — algo tradicionalmente associado à linha Xbox. A Sony costuma optar por soluções mais compactas e eficientes em consumo, o que deixa o destino final do Magnus em aberto.

Seja na PlayStation ou na Xbox, o fato é que a nova geração promete um salto técnico sem precedentes. A união de uma GPU poderosa com um barramento de 384 bits aproxima o desempenho dos consoles do que se espera de um PC gamer de alto nível. A arquitetura Zen 6 chega entre o final de 2025 e 2026, o que coloca um possível lançamento dos novos consoles nesse período. Contudo, todo esse avanço pode refletir também em preços mais altos para os consumidores.

leia mais

fonte eurogamer.pt

Deixe um comentário